Restauração de dentes tratados endodonticamente com resinas bulk-fill: revisão integrativa

  • Viviane França Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, Brasil.
  • Fernando Freitas Portella Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, Brasil.
  • Eduardo Galia Reston Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, Brasil.
  • Guilherme Anziliero Arossi Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, Brasil.
Palavras-chave: cavidade pulpar, dente não vital, restauração dentária permanente

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre o emprego das resinas bulk-fill empregadas para restauração de dentes tratados endodonticamente. Pretende-se compilar os principais resultados de trabalhos clínicos e laboratoriais que avaliem resinas bulk-fill para restauração direta de dentes tratados endodonticamente. Método: A busca dos estudos foi realizada no portal PubMed, utilizando os descritores “bulk fill” e “endodontically treated”. Os dados extraídos foram agrupados em uma tabela-síntese apresentando as características metodológicas e os principais resultados de cada estudo. Resultados: Sete estudos foram incluídos na revisão e, dentre eles, cinco avaliaram a resistência a fratura dos dentes após a restauração, um avaliou a adaptação da resina ao assoalho da câmara pulpar e um trata-se de um ensaio clínico com acompanhamento de três anos, comparando o uso de resina bulk-fill com resina convencional. Conclusão: O desempenho das resinas bulk-fill mostrou-se semelhante às resinas convencionais quando comparadas quanto a resistência a fratura dos dentes (in vitro), e a longevidade (in vivo). A economia de tempo clínico proporcionada pelas resinas bulk-fill pode justificar o seu emprego para a restauração de dentes tratados endonticamente.
Publicado
2018-12-18
Como Citar
França, V., Portella, F., Reston, E., & Arossi, G. (2018). Restauração de dentes tratados endodonticamente com resinas bulk-fill: revisão integrativa. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 23(3), 348-352. https://doi.org/10.5335/rfo.v23i3.8472
Seção
Artigos