Tratamento cirúrgico da limitação de abertura bucal causada por hiperplasia do processo coronoide: relato de caso

  • Caroline Klabunde Acadêmica do Curso de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • João Batista Burzlaff Doutor em Patologia Oral. Professor do Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), Faculdade Tecnológica (Fatec) Dental CEEO.
  • Vinicius Salim Silveira Doutor em CTBMF, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Curso de Especialização em CTBMF, Fatec Dental CEEO.
  • Leonardo Tonietto Doutor em CTBMF, PUCRS. Professor do Curso de Especialização em CTBMF, Fatec Dental CEEO.
  • Jéssica Lemos Gulinelli Doutora em CTBMF, Universidade Estadual Paulista. Professor do Curso de Pós-Graduação em CTBMF, Universidade Sagrado Coração.
  • Thiago Calcagnotto Fatec Dental CEEO

Resumo

A hiperplasia do processo coronoide é uma condiçãoincomum de etiologia desconhecida que se apresentaclinicamente por meio da limitação de abertura bucal enão possui sintomatologia dolorosa durante a aberturae o fechamento bucal. Objetivo: relatar e discutir, pormeio de um caso cirúrgico, o tratamento da limitaçãode abertura bucal causada por hiperplasia bilateral doprocesso coronoide. Relato de caso: paciente do sexofeminino, com 11 anos de idade, foi encaminhada paraatendimento devido à dificuldade de mastigação emfunção da limitação de abertura bucal, sem históricode trauma em face ou na região articular. O exame tomográficoevidenciou o alongamento bilateral do processocoronoide, fazendo com que ele colidisse com oarco zigomático durante a abertura bucal e causasse otravamento. O tratamento proposto foi a coronoidectomiabilateral com acesso cirúrgico intraoral, obtendono pós-cirúrgico imediato um ganho na abertura bucal.Considerações finais: a coronoidectomia é uma abordagemcirúrgica de fácil acesso por via intraoral, poucotraumática e eficaz no tratamento de pacientes com hiperplasiado processo coronoide. Palavras-chave: Coronoidectomia. Hiperplasia do processocoronoide. Limitação de abertura bucal.
Publicado
2018-08-15
Como Citar
Klabunde, C., Burzlaff, J., Silveira, V., Tonietto, L., Gulinelli, J., & Calcagnotto, T. (2018). Tratamento cirúrgico da limitação de abertura bucal causada por hiperplasia do processo coronoide: relato de caso. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 23(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v23i1.7857
Seção
Artigos