Nível de conhecimento sobre o pronto atendimento ao traumatismo alvéolo dentário e aquisição de conhecimento por meio de leitura de panfleto educativo

  • Bianca Lopes Cavalcante de Leão Universidade Tuiuti do Paraná
  • Camily Lima Universidade Tuiuti do Paraná
  • Jose Stechman Neto Universidade Tuiuti do Paraná
  • Camila Paiva Perin
  • Natanael Henrique Ribeiro Mattos

Resumo

Objetivo: Verificar a eficiência do uso de um folheto educativo na melhora do nível de conhecimento sobre o pronto-atendimento em casos de Traumatismo Alvéolo Dentário (TAD) por educadores de crianças do ensino fundamental, de escolas municipais da cidade de Almirante Tamandaré/PR, região metropolitana de Curitiba/PR. Método: Foi aplicado questionário a 164 docentes do ensino fundamental do Município de Almirante Tamandaré/PR, do período vespertino, para avaliação do nível de conhecimento sobre as atitudes no pronto-atendimento a crianças em caso de TAD. Os professores responderam ao QTDA (Questionário sobre o pronto atendimento ao traumatismo alvéolo dentário), que continham 10 (dez) perguntas de múltipla escolha. O questionário contém questões sobre a atitude a ser tomada em caso de traumatismo na dentição decídua (n = 5) e na dentição permanente (n = 5), sendo estas referentes a situações de avulsão, intrusão, extrusão e fratura dentária. Cada pergunta continha de 4 a 5 opções de resposta, sendo possível, ao respondente, descrever outra atitude, caso não considerasse nenhuma das alternativas como correta. O QTDA foi respondido em dois momentos, um anterior a leitura de folheto educativo (QTDA1) e outro posterior a sua leitura (QTDA2). Resultado: Observou-se que 43,20% dos docentes não tinham conhecimento sobre os procedimentos corretos a serem adotados numa situação de TAD. Após a leitura do panfleto educativo, a taxa de acerto aumentou cerca de 21,83%, ou seja, houve diferença estatisticamente significante (p≤0,001) entre os escores antes e depois da leitura do panfleto, o que reflete uma melhora no nível de conhecimento por parte dos respondentes. Conclusão: O folheto educativo mostrou-se eficiente na aquisição de conhecimento sobre o tema TAD, resultando num percentual significativamente positivo após a leitura do folheto educativo, sendo método barato e, os educadores fazem a leitura onde e quando achar conveniente.

Biografia do Autor

Bianca Lopes Cavalcante de Leão, Universidade Tuiuti do Paraná
Curso de Odontologia da universidade Tuiuti do Paraná
Camily Lima, Universidade Tuiuti do Paraná
Graduanda em Odontologia pela UTP Pr
Jose Stechman Neto, Universidade Tuiuti do Paraná
Curso de Odontologia da universidade Tuiuti do Paraná
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Leão, B., Lima, C., Stechman Neto, J., Perin, C., & Mattos, N. (2017). Nível de conhecimento sobre o pronto atendimento ao traumatismo alvéolo dentário e aquisição de conhecimento por meio de leitura de panfleto educativo. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 22(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v22i2.7189
Seção
Artigos