Práticas de higiene bucal de pacientes em hemodiálise

  • Kellyn de Bastos Silva Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ricardo Sartori Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Assistência odontológica para doentes crônicos, Avaliação de higiene bucal, Insuficiência renal crônica

Resumo

Introdução: os hábitos de higiene bucal de pacientes em hemodiálise podem melhorar sua qualidade de vida e possibilitar o sucesso do transplante renal, entretanto, esse é um assunto pouco evidenciado nas clínicas de terapia substitutiva (hemodiálise) atualmente. Objetivo: avaliar a higiene bucal dos pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise. Materiais e método: trata-se de um estudo observacional transversal analítico, cuja população de estudo foram pacientes com doença renal crônica no serviço de referência para tratamento hemodialítico da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, localizado no município de Santa Cruz do Sul, RS. As técnicas utilizadas para coleta dos dados foram a entrevista interpessoal padronizada e exames clínicos intrabucais, juntamente com a análise do histórico médico digital da instituição. Resultados: a amostra teve predomínio de homens (59,21%), com faixa etária de 22 a 89 anos; dos 76 pacientes participantes da pesquisa, 39,47% utilizam prótese total; a média de prevalência do índice de placa visível foi de 54,137%, e a do índice de sangramento gengival de 16,765%. Os resultados do estudo foram analisados por meio de estatística descritiva e testes de hipóteses. O nível de significância utilizado como critério de aceitação ou rejeição nos testes estatísticos foi de 5% (p<0,05). Conclusão: os pacientes em hemodiálise avaliados possuem um perfil de higiene bucal precário, com alta prevalência de placa e cálculo dental, o que comprova a necessidade de maior atenção odontológica diversificada e integral para conscientização e melhoria da saúde bucal.

Biografia do Autor

Kellyn de Bastos Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Enfermagem e Odontologia, Curso de Odontologia.
Ricardo Sartori, Universidade de Santa Cruz do Sul
Mestre em Periodontia e professor do Curso de Odontologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Enfermagem e Odontologia, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Publicado
2018-12-18
Como Citar
Silva, K., & Sartori, R. (2018). Práticas de higiene bucal de pacientes em hemodiálise. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 23(3), 274-279. https://doi.org/10.5335/rfo.v23i3.6729
Seção
Artigos