Satisfação de usuários de planos odontológicos: um estudo de caso em uma operadora de autogestão

  • Alyne Silveira Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Garbin Neumann
  • João Carlos Caetano
  • Mirelle finkler
  • Denise Stuart Mussi

Resumo

Introdução: o setor de saúde suplementar iniciou suas atividades no final da década de 1980 e, atualmente, seus usuários somam 51 milhões no segmento médico e mais de 21 milhões na área odontológica. Devido ao crescimento da odontologia na saúde suplementar, torna- se necessário conhecer os fatores que interferem na qualidade dos serviços oferecidos para, assim, implantar práticas que os aperfeiçoem. Objetivo: este estudo de caso de abordagem quantitativa teve como objetivo identificar o grau de satisfação de usuários vinculados a uma operadora de autogestão frente à assistência odontológica recebida. Sujeitos e método: os participantes da pesquisa foram usuários com mais de 18 anos que compareceram à sede da operadora durante o período de coleta de dados e aceitaram participar do estudo (n=175), respondendo a um questionário. Resultados: os usuários consideram seu plano de saúde bom ou excelente (80,6%). A maioria declarou satisfação com a assistência odontológica recebida em relação ao custo-benefício (64,5%), à infraestrutura (86,8%), à qualidade do tratamento (84,5%) e aos prazos de atendimento (78,8%), sendo que 82,9% recomendariam a operadora. Conclusão: há um alto grau de satisfação por parte dos usuários do plano vinculado à operadora de autogestão, ainda que, de acordo com a literatura, os profissionais não têm demonstrado a mesma satisfação quanto à sua atuação no setor de saúde suplementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyne Silveira Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduação em Odontologia. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Com período sanduíche em Universidade de Coimbra, Portugal.
Publicado
2016-10-18
Como Citar
Pereira, A., Neumann, D., Caetano, J. C., finkler, M., & Mussi, D. (2016). Satisfação de usuários de planos odontológicos: um estudo de caso em uma operadora de autogestão. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 21(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v21i1.5526
Seção
Artigos