Grau de confiabilidade na reprodução do planejamento virtual para o posicionamento final de implantes por meio de cirurgia guiada: relato de caso

  • Karine Conte Brugnerotto Nuss Cirurgiã-Dentista. Aluna do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
  • Fernando Vacilotto Gomes Cirurgião-Dentista, Cirurgião e Traumatologista Buco-Maxilo-Faciais. MSc em CTBMF pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, RS, Brasil. Aluno do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
  • Frederico Mattis Cirurgião-Dentista. Aluno do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
  • Luciano Mayer Cirurgião-Dentista, Implantodontista. PhD em CTBMF pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, RS, Brasil. Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.

Resumo

Introdução: na implantodontia atual, a precisão do planejamento pré-operatório, tanto durante a instalação dos implantes quanto no momento da restauração protética, é um pré-requisito fundamental para o sucesso da reabilitação do complexo maxilomandibular. Assim, as guias cirúrgicas para instalação dos implantes tornaram- se uma ferramenta valiosa para a transferência precisa do planejamento da posição dos implantes para o leito cirúrgico. A instalação de implantes por meio de cirurgias guiadas por guias prototipados apresenta elevadas taxas de sucesso, tendo como característica principal a redução do tempo operatório devido ao planejamento e à cirurgia virtual prévia. Objetivo: o objetivo deste trabalho é descrever as etapas técnicas de uma cirurgia guiada sem retalho em maxila edêntula de paciente, relatando um caso clínico em que se compara o planejamento virtual com o posicionamento final dos implantes instalados por meio de tomografias de feixe cônico. Relato de caso: paciente do gênero feminino, 64 anos, com desejo de realizar implantes em maxila edêntula, tendo indicação e disponibilidade óssea para realização de cirurgia guiada. Considerações finais: de acordo com o caso clínico apresentado, pode-se concluir que esta técnica cirúrgica permite um melhor planejamento dos implantes, torna o procedimento cirúrgico mais preciso e rápido, como também aumenta a previsibilidade dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Conte Brugnerotto Nuss, Cirurgiã-Dentista. Aluna do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Cirurgiã-Dentista. Aluna do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Fernando Vacilotto Gomes, Cirurgião-Dentista, Cirurgião e Traumatologista Buco-Maxilo-Faciais. MSc em CTBMF pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, RS, Brasil. Aluno do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Cirurgião-Dentista, Cirurgião e Traumatologista Buco-Maxilo-Faciais. MSc em CTBMF pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, RS, Brasil. Aluno do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Frederico Mattis, Cirurgião-Dentista. Aluno do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Cirurgião-Dentista. Aluno do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Luciano Mayer, Cirurgião-Dentista, Implantodontista. PhD em CTBMF pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, RS, Brasil. Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Cirurgião-Dentista, Implantodontista. PhD em CTBMF pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, RS, Brasil. Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia – AGOR, RS, Brasil.
Publicado
2016-10-18
Como Citar
Nuss, K., Gomes, F., Mattis, F., & Mayer, L. (2016). Grau de confiabilidade na reprodução do planejamento virtual para o posicionamento final de implantes por meio de cirurgia guiada: relato de caso. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 21(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v21i1.5245
Seção
Artigos