Use of audiovisual media to enhance patients' knowledge regarding the oral adverse effects of oncology treatment

Palavras-chave: Manifestações Bucais, Protocolos Antineoplásicos, Educação de Pacientes como Assunto, Mídia Audiovisual

Resumo

Objetivo: o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de alternativas didáticas, como a mídia audiovisual, na transmissão de informações sobre os efeitos adversos orais do tratamento oncológico em pacientes com câncer. Métodos: pacientes oncológicos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo controle (n = 40) e grupo audiovisual (n = 36). O grupo controle recebeu informações verbais sobre os efeitos colaterais orais do tratamento do câncer. Por outro lado, o grupo audiovisual recebeu a mesma informação verbal, juntamente com uma apresentação ilustrativa de mídia audiovisual. Além disso, foram aplicados questionários sobre o assunto antes e após a intervenção da equipe odontológica. Resultados: o presente estudo empregou o teste exato de Fisher para análise estatística, e os resultados mostraram similaridade estatística entre os dois grupos (P > 0,05). Ambas as abordagens educacionais alcançaram o objetivo pretendido. Conclusão: um diálogo bem conduzido pode criar uma compreensão adequada entre pacientes com câncer, melhorando a sua adaptação. Opcionalmente, o uso de técnicas inovadoras, como recursos audiovisuais, pode ser uma alternativa acessível e eficiente, que também pode ser usada na educação desses pacientes. Dessa forma, vídeos educacionais podem ser usados para melhorar a compreensão dos pacientes, a adesão a esquemasterapêuticos e a qualidade de vida, além de contribuir para um melhor prognóstico.  

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Publicado
2021-09-30
Como Citar
Cury Carneiro, M., Quenta Huayhua, M., Trofino Garcia, B., Mulinari dos Santos, G., da Silva Santos, P., & Fischer Rubira, C. (2021). Use of audiovisual media to enhance patients’ knowledge regarding the oral adverse effects of oncology treatment. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 25(3), 384-390. https://doi.org/10.5335/rfo.v25i3.11252
Seção
Artigos