Satisfação dos usuários atendidos na Clínica Integral de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco e fatores associados

  • Anna Anna Danielly Almeida do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Henriqueta Nubia Pereira da Silva Graduanda de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Recife. PE, Brasil.
  • Oscar Felipe Fonseca de Brito Mestre em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco – FOP/UPE. Recife. PE, Brasil
  • Alice Kelly Barreira Doutora em Saúde Publica pelo Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz PE, professora Adjunto do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva da Universidade Federal de Pernambuco– UFPE. Recife. PE, Brasil.
Palavras-chave: Satisfação do Paciente, Acesso aos Serviços de Saúde, Ansiedade ao Tratamento Odontológico

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integrais do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, e a associação com fatores relacionados ao paciente, ao acesso e ao atendimento. Método: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, de corte transversal, partindo de uma amostra de conveniência, realizado com 81 pacientes adultos, de ambos os sexos. Foi aplicado um questionário semiestruturado com questões do Questionário de Avaliação dos Serviços de Saúde Bucal – QASSAB, uma questão de ansiedade ao tratamento odontológico (Dental Anxiety Question modificada) e dados individuais do paciente, como sexo, idade, escolaridade, local de residência e procedimentos realizados. Resultados: Os resultados demonstraram que os usuários consideraram a obtenção de uma vaga como razoável ou fácil (75,3%) e o tempo na fila de espera como razoável ou curto (66,7%), a maioria dos participantes respondeu que o motivo da procura por atendimento na clínica era o fato de não ter dinheiro para pagar o tratamento particular e 40,7% dos pacientes manifestaram algum sinal de ansiedade. Houve uma avaliação positiva do ambiente físico do serviço por parte dos usuários, para a maioria das variáveis pesquisadas. No entanto, apenas a variável Organização foi significativamente associada com a satisfação dos usuários. Conclusão: De forma geral os resultados encontrados nesta pesquisa indicam um bom nível de satisfação, porém, tornam-se necessárias reavaliações periódicas para obtenção de informações importantes que possibilitem melhorias na estrutura e no atendimento das clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Fernandes SKS, Coutinho ACM, Pereira EL. Avaliação do perfil socioeconômico e nível de satisfação dos pacientes atendidos em clínica integrada odontológica universitária. RBP 2008; 21(2): 137-143.
2. Organização Pan-Americana da Saúde; Organização Mundial de Saúde. 126ª Sessão do Comitê Executivo: Funções Essenciais de Saúde Pública. 2000; p. 21.
3. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
4. Magalhães BG, Oliveira RS, Góes PSA, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saúde Colet 2015; 23(1): 76-85.
5. Praxedes CS, Carneiro SV, Martins LFB, Silva CHF, Leite ACRM. Nível de satisfação dos pacientes atendidos no complexo odontológico do centro universitário católico de Quixadá – CE. Rev Expres. Catól. Saúde. 2017 jan–jun; 2(1): 42-48.
6. Gürdal P, Çankaya H, Önem E, Dinçer S, Yílmaz T. Factors of patient satisfaction/dissatisfaction in a dental faculty outpatient clinic in Turkey. Community Dent Oral Epidemiol. 2000; 28(6): 461–469.
7. Pinto VPT, Teixeira AH, Santos PR, Araújo MWA, Moreira MAG, Saraiva SRM. Avaliação da acessibilidade ao Centro de Especialidades Odontológicas de abrangência macrorregional de Sobral, Ceará, Brasil. Ciênc Saúde Col. 2014; 19(7): 2235-2244.
8. Chaves SCL, Soares FF, Rossi TRA, Cangussu MCT, Figueiredo ACL, Cruz DN, et al. Características do acesso e utilização de serviços odontológicos em municípios de médio porte. Ciênc Saúde Col. 2012; 17(11): 3115-3124.
9. Pêgo SPB, Dias VO, Nascimento JE, Martelli Junior H, Martelli DRB, Santos ML, et al. Avaliação dos serviços odontológicos prestados por acadêmicos: percepção do usuário. Rev Intercâmbio. 2016; 7: 138-147.
10. Bottan ER, Sperb RAL, Telles PS, Uriarte Neto M. Avaliação de serviços odontológicos: a visão dos pacientes. Rev. ABENO. 2006 Jul-Dez; 6(2): 128-133.
11. Maniglia-Ferreira C, Gurgel-Filho ED, Bönecker-Valverde G, Moura EH, Deus G, Coutinho-Filho T. Ansiedade odontológica: nível, prevalência e comportamento. RBPS. 2004; 17(2): 51-55.
12. Mota LQ, Farias DBLM, Santos TA. Humanização no atendimento odontológico: acolhimento da subjetividade dos pacientes atendidos por alunos de graduação em Odontologia. Arq Odontol. 2012 jul-set; 48(3): 151-158.
13. Raja S, Shah R, Hamad J, Kanegan MV, Kupershmidt A, Kruthoff M. Patients’ Perceptions of Dehumanization of Patients in Dental School Settings: Implications for Clinic Management and Curriculum Planning. J Dent Educ. 2015; 79(10): 1201-1207.
14. Ahmady AB, Pakkhesal M, Zafarmand H, Lando HA. Patient Satisfaction Surveys in Dental School Clinics: A Review and Comparison. J Dent Educ. 2015; 79(4): 388-393.
15. Fernandes LMAG. Validação de um instrumento para avaliação da satisfação dos usuários, com os serviços públicos de saúde bucal – QASSaB. [Dissertação Doutorado]. Camaragibe: Faculdade de Odontologia, Universidade de Pernambuco; 2002.
16. Corah NL. Development of a dental anxiety scale. J Dent Res. 1969; v. 48, n. 4, p. 596.
17. Donabedian A. The Seven Pillars of Quality. Arch Pathol Lab Med. 1990; 114(11): 1115-1118.
18. Bottan ER, Lehmkuhl GL, Araújo SM. Ansiedade no tratamento odontológico: estudo exploratório com crianças e adolescentes de um município de Santa Catarina. RSBO. 2008; 5(1): 13-19.
19. Leão ATT, Dias K. Avaliação dos serviços de saúde prestados por faculdades de Odontologia: a visão do usuário. Rev Bras Odontol Saúde Coletiva. 2001 jan-jun; 2(1): 40-46.
20. Sousa CN, Souza TC, Araújo TLC. Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica escola de odontologia em uma instituição de ensino superior. Rev. Interfaces. 2015; 3 (8): 01-05.
21. Gomes R, Nascimento EF, Araújo FC. Por que os homens buscam menos serviços de saúde do que as mulheres? As explicações de homens com baixa escolaridade e homens com ensino superior. Cad Saúde Pública. 2007; 23(3): 565-574.
22. Mialhe LF, Gonçalo C, Carvalho LMS. Avaliação dos usuários sobre a qualidade do serviço odontológico prestado por graduandos do curso de Odontologia da FOP/Unicamp. RFO. 2008; 13(1): 19-24.
23. Souza PG, Silva MB, Braga AT, Siqueira TP, Gonçalves LP, Soares PV. Avaliação da qualidade do atendimento oferecido na Clínica Integrada da Universidade Federal de Uberlândia. Rev Odontol Bras Central. 2014; 23(66): 140-145.
24. Castro HCO, Machado LZ, Walter MIMT, Ranincheski SM, Schmidt BV, Marinho DNC, et al. A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sociedade em Debate. 2012; 14(2): 113-134.
25. Gonçalves EV, Verdi MIM. Os problemas éticos no atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino. Ciênc Saúde Col. 2007; 12(3): 755-764.
26. Vaistman J, Andrade GRB. Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde. Ciênc Saúde Col. 2005; 10(3): 599-613.
27. Moimaz SAS, Burili MC, Bordin D, Garbin CAS, Saliba TA, Saliba NA. Satisfação dos usuários segundo variáveis de organização dos serviços públicos odontológicos. Arch Health Invest. 2017; 6(1): 14-19.
28. Henriques TG, Lourenço O, Quintal C. Tempo de espera no acesso a consultas médicas: influência do gradiente socioeconômico [dissertação]. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; 2012.
29. Oliveira OR, Martins EP, Santana JLB, Bezerra SRS, Dourado AT. Avaliação dos usuários sobre a qualidade do atendimento odontológico prestado por alunos de odontologia. RFO. 2012 set-dez; 17(3): 319-325.
30. Torres SC, Costa ICC. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do departamento de odontologia da UFRN. Rev. Ciênc. Plur. 2015; 1(2).
31. Pompeu JGF, Carvalho ILM, Pereira JÁ, Neto RGC, Prado VLG, Silva CHV. Avaliação do nível de satisfação dos usuários atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Faculdade Novafapi em Teresina (PI). Odontol. Clín.-Cient. 2012; 11(1): 31-36.
32. Newsome PRH, Wright GH. Dental patient satisfaction: an appraisal of recent literature. BDJ. 1999; 186(4): 166-170.
Publicado
2020-12-16
Como Citar
Nascimento, A., Silva, H. N., Fonseca de Brito, O. F., & Barreira, A. (2020). Satisfação dos usuários atendidos na Clínica Integral de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco e fatores associados. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 25(1), 66-73. https://doi.org/10.5335/rfo.v25i1.10639
Seção
Investigação Científica