A revista Espaço Pedagógico é uma publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS), apresentada em versão online. Foi criada em 1994, com periodicidade anual até 1998, passando a ser semestral no ano de 1999. No ano de 2017 passou a ser quadrimestral. Publica trabalhos originais e inéditos em português, espanhol e inglês, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas, entrevistas com educadores, traduções e resenhas críticas de obras que abordem temas relevantes na área da educação. Excepcionalmente, publica trabalhos em outras línguas, como italiano, francês e alemão.
É uma publicação de acesso livre, classificada no Qualis CAPES (2013-2016) no extrato B1 em Educação.
Espaço Pedagógico contempla três seções principais:
1) Artigos, que traz, primeiramente, trabalhos articulados em torno de um tema central, definidos e anunciados previamente, e, em um segundo momento, artigos abordando outros temas do campo educacional, provenientes de demanda livre e fluxo contínuo.
2) Diálogo com Educadores, seção que procura a cada edição estabelecer diálogo com um educador brasileiro ou estrangeiro, de reconhecida produção científica na área da educação ou áreas afins. 
3) Resenha, que constitui a seção final da revista e objetiva destacar obras de relevância no cenário acadêmico nacional e internacional, publicadas nos últimos três anos.

A Revista Espaço Pedagógico está indexada por:

   Logo SBU   Resultado de imagem para latindex logo       Resultado de imagem para ulrichsweb