Foco e escopo

           A Revista Espaço Pedagógico é uma publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS), apresentada em versão online, com periodicidade quadrimestral, respectivamente, nos meses de janeiro, maio e setembro.

           Publica trabalhos originais e inéditos em português, espanhol, inglês, italiano, alemão e francês, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas, entrevistas com educadores, traduções e resenhas críticas de obras que abordem temas relevantes na área da educação.

          Na avaliação Qualis CAPES (2013-2016), foi classificada como extrato B1 na área da Educação.

          Espaço Pedagógico proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que a gratuidade do acesso à produção científica favorece o intercâmbio global de conhecimentos.

          A Revista contempla três seções principais:

          1) Artigos, que traz, primeiramente, trabalhos articulados em torno de um dossiê, definidos e anunciados previamente, e, em um segundo momento, artigos abordando outros temas do campo educacional, provenientes de demanda livre e fluxo contínuo.

          2) Diálogo com Educadores, seção que procura a cada edição estabelecer diálogo com um educador brasileiro ou estrangeiro, de reconhecida produção científica na área da educação ou áreas afins.

          3) Resenha, que constitui a seção final da revista e objetiva destacar obras de relevância no cenário acadêmico nacional e internacional, publicadas nos últimos três anos.

 

ÂMBITO

A Revista Espaço Pedagógico é uma produção acadêmica cujo propósito é aprofundar estudos de temáticas educacionais e, simultaneamente, contribuir para a leitura da realidade social e para disseminação de construtos teóricos e metodológicos nos diferentes campos da educação.

 

 OBJETIVO

O objetivo principal da Revista Espaço Pedagógico é tornar públicos estudos, pesquisas e experiências na área da educação.