Chamada de dossiês

CHAMADA ATUAL:

 

Chamada de artigos: JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO – V. 26, nº 3 – SET./DEZ. 2019

Prazo: 31 DE MARÇO DE 2019

O tema da justiça social assume uma grande relevância na atualidade. Desde os anos 70 do século passado o mundo é marcado por uma crescente acumulação de riquezas, pelo dramático aumento da desigualdade social, pelo drástico enfraquecimento da democracia, assim como, na linha da teoria do capital humano, pela crescente transformação da educação em meio de converter os sujeitos humanos em seres economicamente produtivos. Nesse cenário se configura uma crise da educação em escala global, dentre outros fatores,  pela concentração de riquezas e pela redução de direitos, modelo esse que mercantiliza a educação e desonera o Estado de sua responsabilidade para com ela. Na base de uma sociedade marcada pelo esgotamento da democracia liberal e na qual mais e mais a educação é enfraquecida em sua condição de bem comum e direito de todos, multiplicam-se formas de desigualdade e de injustiça social. Apresenta-se, assim, um novo modo de configuração da sociabilidade que afeta diretamente tanto a forma de constituição dos processos de individualização e socialização quanto o modo como se compreende a ideia de um mundo comum e a democracia. Urge, pois, pensar novas perspectivas que, considerando o atual cenário sócio-político-educativo, ajudem a lançar luzes sobre a necessária articulação entre justiça social e educação. Nesse sentido, pretende-se vincular esse tema a questões como democracia, direitos humanos, ética e estética. Com esse objetivo, a Revista Espaço Pedagógico orienta o volume 26, n.3, set./dez.2019 para o tema Justiça Social e Educação. Serão aceitos trabalhos que explorem: a) a relação entre justiça social, democracia e educação; b) os desafios colocados à educação sob o enfoque da justiça social; c) justiça social e direitos humanos; d) ética, estética e justiça social.

 Demanda livre: A Revista Espaço Pedagógico recebe artigos sobre temas diversos do campo educacional em fluxo contínuo.

 

 

CHAMADAS ANTERIORES:

 

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – V. 26, nº 1 – JAN./ABR. 2019

PRAZO ATÉ 10 DE JULHO DE 2018

Nas últimas décadas, tem-se observado um movimento da esfera das fundamentações deontológicas para as consequencialistas como justificação da expansão e de investimentos na educação superior. Em tal cenário, os sistemas de avaliação têm assumido centralidade, visto que passam a ser disputados para atender as visões de diferentes grupos de interesse. Se, por um lado, alguns entendem que a avaliação deve se pautar por objetivos utilitaristas, de crescimento econômico e de educação superior como bem privado, por outro lado, há os que entendem que a avaliação deve priorizar os valores acadêmicos, a responsabilidade social e a ideia de educação superior como bem público. Nesse contexto de mudanças e disputas, a avaliação precisa ser pensada, refletida e problematizada. Assim, a Revista Espaço Pedagógico pauta o volume 26, nº 1, 2019 em torno do tema Avaliação da Educação Superior, aceitando artigos que contribuam para a construção do conhecimento a respeito de aspectos teóricos e metodológicos de avaliações, programas e políticas educacionais, bem como para a discussão dos desafios para a consolidação da avaliação num contexto de globalização e economia do conhecimento.