Avaliação pelos pares

          As matérias devem ser submetidas via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas Open Journal Systems (OJS), mediante cadastro de usuário.

          Os trabalhos enviados pelos autores são pré-avaliados pelos editores quanto à forma e à adequação à política editorial da revista. Se recusados, os autores recebem notificação. Se aceitos, são encaminhados para avaliação de mérito junto ao corpo de pareceristas ad hoc, constituído de pesquisadores/doutores de diversas instituições do Brasil e do exterior.

          A avaliação de mérito é registrada em formulário online, segundo os critérios de: presença dos elementos essenciais no resumo; consistência e coerência textual; contribuição do trabalho para a área da educação; pertinência e suficiência da argumentação; discussão dos resultados e conclusões; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

          Cada matéria é avaliada por dois pareceristas na modalidade de duplo cego, sendo consultado um terceiro, em caso de conflito.

         Os pareceres são de uso interno e exclusivo da equipe editorial. Os nomes dos pareceristas envolvidos em cada avaliação não são divulgados aos autores. Da mesma forma, aos pareceristas não é divulgada a autoria da matéria a ser avaliada.

          Os autores são notificados pelo sistema eletrônico da revista a respeito da aceitação, da recomendação de revisão ou da recusa de seu trabalho.

          Em caso de se aprovar com sugestões de ajustes ou em caso de recusa de um trabalho, encaminha-se ao autor uma síntese dos aspectos apontados pelos avaliadores.

          Textos que necessitem de ajustes devem ser reencaminhados pelos autores no prazo máximo de dez dias.

          Os editores reservam-se o direito de recusar o texto, caso não atenda às solicitações feitas.

          Todas as matérias aprovadas para publicação são encaminhadas à revisão de linguagem e normalização, de acordo com as normas estilísticas e formais da revista, submetendo-se a prova final à aprovação dos autores.

          Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade. As referências bibliográficas que estiverem discrepantes em relação às normas de publicação poderão levar à rejeição do artigo.