Família e propaganda – imagem restaurada: um exercício de leitura de imagens

Palavras-chave: Leitura de imagens. Leitura. Imagem como texto.

Resumo

Este artigo é uma análise cultural da família, assim como ela é vista numa/pela propaganda de um modelo de automóvel. Insere-se na proposta dos Estudos Culturais (ECs), neste caso, com fins educativo-pedagógicos de leitura de imagens. O método de análise é predominantemente qualitativo, no sentido de que a verdade buscada se insere essencialmente no campo da interpretação e do ensaio crítico: prática corrente de método, nos ECs. Dentre as metodologias mais correntes nos ECs, escolhi a que Barker (2008) caracteriza como abordagem textual. A mesma autoridade deixa claro que a perspectiva teórica da semiótica ocorre normalmente em autores dos ECs, de modo que eu mesmo, neste estudo, faço incursões semióticas. O texto-imagem encerra ideologias e mitos – mito proposto por uma propaganda de fundo ideológico. A imagem se constitui num texto revelador de intenções/mensagens cuja significação é por ela mediada de modo complexo, numa dialética de mostrar e esconder, de dizer e silenciar, onde o poder se exerce em nome de uma vontade que se materializa na linguagem textual: uma fotografia. Trata-se do exercício da leitura de um texto não convencional, cuja presença é uma das características marcantes de nosso tempo: a imagem. Nela, lemos sobre um padrão cultural de família através de um modelo de automóvel, em que busco as forças de persuasão que a imagem exerce, na produção da subjetividade de uma família “restaurada”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecpecó (UNOCHAPECÓ)
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação|) e docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Publicado
2021-09-16
Como Citar
BERTICELLI, I. Família e propaganda – imagem restaurada: um exercício de leitura de imagens. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 339-358, 16 set. 2021.