Programação de computadores como uma alternativa ao modelo metodológico padrão da apropriação da informática em processos educativos

Palavras-chave: Ensino da computação, Informática em educação, Tecnologia educacional

Resumo

Devido ao crescente uso dos mais diversos aparatos tecnológicos na sociedade atual e às possibilidades que estes podem trazer para a educação, este artigo traz uma reflexão acerca dos desdobramentos da informática no contexto da educação brasileira e, mais especificamente, sobre como criar condições para que o conhecimento possa ser construído pelas crianças por meio da programação de computadores. Esta pesquisa apresenta um referencial teórico sobre o construcionismo, que busca possibilitar ao estudante desenvolver meios de aprendizagem que valorizem a sua construção mental, libertando seu pensamento criativo apoiado em suas próprias percepções de mundo, que, em última análise, pode servir a qualquer situação de aprendizagem futura. Por fim, apresenta alguns resultados de desdobramentos do ato de programar por alunos da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Sandini Trentin, Universidade de Passo Fundo
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, Brasil.
Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá
Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor dos cursos de Engenharia na Universidade Federal de Itajubá, campus Itabira, e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá, Brasil.
Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Ciência da Computação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, Brasil
Publicado
2019-05-10
Como Citar
TRENTIN, M.; SHITSUKA, R.; TEIXEIRA, A. Programação de computadores como uma alternativa ao modelo metodológico padrão da apropriação da informática em processos educativos. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 395-409, 10 maio 2019.