Educação escolar e direitos indígenas: uma revisão integrativa de teses e dissertações a partir do BDTD

Palavras-chave: Direitos humanos, Direitos indígenas, Educação escolar

Resumo

Este estudo aborda a relação entre a educação escolar e os direitos indígenas no Brasil. Tem como objetivo analisar e sintetizar as teses e dissertações que versam sobre as categorias: educação escolar e direitos indígenas. Caracteriza-se como uma revisão integrativa, utilizando como base bibliográfica teses e dissertações do Banco de Dados de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Foram selecionadas doze pesquisas no período de 2008 a 2018, totalizando 10 anos de recorte temporal. Os resultados apresentam análises interpretativas sobre o modo como as pesquisas abordam as categorias de análise. O estudo está estruturado da seguinte forma: primeiramente, explica-se a abordagem metodológica, a revisão integrativa e seus processos. No segundo momento, apresentam-se os resultados do levantamento das teses e dissertações, seguidos das análises e sínteses dos estudos selecionados. Por último, constam as considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Emidio Silva, o Instituto de Ciências Naturais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Prática e Metodologia do Ensino de Ciências, Biologia e Química no Instituto de Ciências Naturais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Brasil.
Lucas Antunes Furtado, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Sociologia e Antropologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Brasil.
Publicado
2019-09-04
Como Citar
SILVA, C.; FURTADO, L. Educação escolar e direitos indígenas: uma revisão integrativa de teses e dissertações a partir do BDTD. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 904-920, 4 set. 2019.