Justiça social e discurso neoliberal: problematizações sobre a base nacional comum curricular

Palavras-chave: BNCC, Discurso neoliberal, Política educacional, Justiça social

Resumo

Neste estudo objetiva-se analisar a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC os atravessamentos do discurso neoliberal na escola em prol da justiça social. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico parte do entendimento que por meio da justiça curricular (TORRES SANTOMÉ, 2013) a escola contempla todos os aspectos da formação dos estudantes, podendo contribuir efetivamente para a justiça social (NANCY FRASER, 2012). Porém, durante a análise da política BNCC, percebeu-se que a proposta está alinhada a um projeto neoliberal que atende o capital e a iniciativa privada. Para a lógica neoliberal é a economia que rege os assuntos governamentais e transforma os indivíduos em consumidores, inclusive do ensino. Deste modo, para que a escola possa se tornar um espaço de justiça social é necessário, entre outras, assumir-se como um espaço de lutas e tensões na constituição de um projeto de educação antagônico ao vigente, ou seja, um projeto que vise à democracia, a solidariedade e o bem comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Gonçalves da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas vinculado ao CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel.  Brasil.
Juliana Mezomo Cantarelli, Instituto Federal Farroupilha, Brasil
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É docente efetiva do Instituto Federal Farroupilha, lotada no campus Júlio de Castilhos. Brasil.
Publicado
2019-09-04
Como Citar
SILVA, S.; CANTARELLI, J. Justiça social e discurso neoliberal: problematizações sobre a base nacional comum curricular. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 777-794, 4 set. 2019.