Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais

Palavras-chave: Infraestrutura escolar, Desigualdades educacionais, Políticas públicas de educação, Justiça Social

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a desigualdade na infraestrutura das escolas da educação básica de Minas Gerais. A fonte utilizada foi o banco de dados do Censo Escolar do INEP tendo como recorte o ano de 2016. Para a construção da análise, foi realizado um levantamento prévio das metodologias de medição de infraestrutura presentes na literatura educacional brasileira, balizando os limites e possibilidades das diferentes métricas. Optou-se por uma escala numérica contínua que foi aferida para melhor se adequar aos propósitos deste estudo. Esta pesquisa tem como achados a verificação da permanência da precariedade infraestrutural das escolas mineiras, que apresentam condições de oferta da educação escolar abaixo do básico em relação ao atendimento de serviços públicos, instalações e dependências, e equipamentos para uso didático-pedagógico. Essa precariedade se manifesta de maneira mais evidente para as áreas mais pobres do estado, reproduzindo desigualdades e se impondo como obstáculo à oferta educacional com maior equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora associada do Departamento de Administração Escolar e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio pós-doutoral sobre sociologia das regulações sociais, Universidade Católica de Louvain la Neuve, Bélgica. Graduada em Ciências Sociais e mestra em Educação pela UFMG
Daniel Santos Braga, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Educação: conhecimento e inclusão social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas educacionais, financiamento da educação e desigualdades de condições de oferta da educação escolar. Docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Administração de Sistemas Educacionais (Pase/UFMG)
Publicado
2019-09-04
Como Citar
DUARTE, M.; BRAGA, D. Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 795-814, 4 set. 2019.