Iniciação científica: em busca da maioridade prometida

  • Bruno Pucci UNIMEP
Palavras-chave: iniciação científica, pesquisa educacional, formação e maioridade

Resumo

Este ensaio se propõe analisar uma experiência de quase vinte anos de orientação de iniciantes à pesquisa e dela extrair eixos teóricos que apontem a perspectiva da formação crítica e autônoma do pesquisador, na busca de sua maioridade como cientista e acadêmico. Parte dos seguintes pressupostos: a importância da presença do iniciante em todos os momentos da pesquisa; o desafio de, ao final do projeto, construir uma monografia científica; a sua participação nas reuniões semanais do grupo de pesquisa, em que o coletivo educa e estimula a ser mais; o privilégio de ser um iniciante à pesquisa ainda na graduação e a responsabilidade social do que se pesquisa e da forma como se pesquisa, enquanto elementos imprescindíveis de formação científica e humana. O ensaio se deixa conduzir pelas sábias indicações de clássicos da filosofia e da literatura - Dante Alighieri, Galileu Galilei, Francis Bacon, Immanuel Kant, Antônio Gramsci, Bertolt Brecht, Max Horkheimer, Theodor Adorno - que, com suas palavras e imagens, fertilizam o texto e dão-lhe densidade e história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pucci, UNIMEP
Professor Titular aposentado da UFSCar; professor Titular do PPGE/Unimep; pesquisador do CNPq desde 1985; coordenador do Grupo de estudos e Pesquisa "Teoria Crítica e Educaçao"
Publicado
2018-10-23
Como Citar
PUCCI, B. Iniciação científica: em busca da maioridade prometida. Revista Espaço Pedagógico, v. 12, n. 1, p. 78-90, 23 out. 2018.