Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots

  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta, Portugal.
  • Aníbal Martins Guerreiro Universidade Aberta, Portugal.
Palavras-chave: EaD, Programação, Tutores Virtuais, Inteligência-Artificial, Chatbot, Novos desafios.

Resumo

A evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, no Ensino à Distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade de os Tutores Virtuais responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a necessidade enorme de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo compreender os novos desafios da Educação à Distância (EaD) no ensino superior online, nomeadamente a programação e uso de Chatbots, bem como as razões e causas para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores virtuais. Como resultados, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem do uso de chatbots (assistentes virtuais) na EaD no ensino superior online, devido aos enormes benefícios para os intervenientes diretos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja: a instituição, os tutores e os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta, Portugal.
Professora Doutora Daniela Melaré Vieira Barros - Brasileira / Italiana -Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia dos Media para a Educação Euromime-Erasmus Mundus-Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP-BRASIL, Doutoramento em Educação UNESP -BRASIL, Pós -Doutoramento pela UNICAMP e o segundo Doutoramento realizado e premiado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no projeto COLEARN, Editora da Revista: Estilos de Aprendizaje e Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.
Aníbal Martins Guerreiro, Universidade Aberta, Portugal.
Doutorando na Universidade Aberta, Portugal. E-mail: anibalmguerreiro@gmail.com
Publicado
2019-05-10
Como Citar
VIEIRA BARROS, D.; GUERREIRO, A. Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 410 - 431, 10 maio 2019.