Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software

  • Paulo Alves Instituto Politécnico de Bragança
  • Carlos Morais Instituto Politécnico de Bragança
  • Luísa Miranda Instituto Politécnico de Bragança
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos, Cursos de Técnico Superior Profissional, Curso de Desenvolvimento de Software, Competências profissionais, Aprendizagem ativa.

Resumo

Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Assim, neste artigo, e tendo presente as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas, defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos, contextualizam-se os cursos de técnico superior profissional e apresenta-se como exemplo um curso de técnico superior profissional de Desenvolvimento de Software, em funcionamento numa instituição de ensino superior português público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-05-10
Como Citar
ALVES, P.; MORAIS, C.; MIRANDA, L. Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 432 - 455, 10 maio 2019.