Alfabetização midiática, codificação e cidadania digital: aprender e construir com as tecnologias

  • Mario Pireddu UNITUS
Palavras-chave: Education, Technology, Coding, Constructivism, Thinking

Resumo

A complexa relação entre educação e tecnologia digital pode ser entendida se o papel das tecnologias noecossistema da rede que habitamos for claro. As tecnologias não são ferramentas ou auxílios externos aocorpo humano, mas agentes de transformação de nossas estruturas mentais e corporais. O conceito de fluidez computacional ajuda a superar as limitações das teorias relacionadas ao pensamento computacional: a codificação pode ser vista em todos os aspectos como uma forma de expressão e domínio de uma linguagem, de acordo com uma abordagem focada em design, pensamento crítico e criatividade. O objetivo da codificação de atividades não é aprender habilidades e conceitos básicos de computação, mas, sim, expressar-se por intermédio de ambientes de desenvolvimento criativo. Dominar a codificação ajuda a desenvolver o próprio pensamento, a própria expressividade e a própria identidade. A fluidez computacional tem a ver não só com a compreensão de conceitos computacionais e estratégias de resolução de problemas, mas também com a capacidade de criar e saber se expressar com tecnologias digitais, para contribuir ativamente para a sociedade em direção à plena cidadania digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-05-10
Como Citar
PIREDDU, M. Alfabetização midiática, codificação e cidadania digital: aprender e construir com as tecnologias. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 338 - 351, 10 maio 2019.