Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal

  • Marcos Luiz Mucheroni USP/UAb
  • Elizabeth Simão Carvalho Universidade Aberta
  • Adérito Fernandes Marcos
Palavras-chave: E-learning, ensino e aprendizagem da programação, ensino-aprendizagem on-line, classe virtual; modelo pedagógico virtual.

Resumo

O ensino e aprendizagem da programação de computadores em ambiente e-learning constitui uma área que tem vindo a atrair um interesse crescente tanto por parte das universidades de ensino em rede como pelos investigadores do e-learning. Aprender a programar computadores requer o desenvolvimento de raciocínio lógico da parte do estudante, enquanto aprende a dominar as potencialidades de uma determinada linguagem de programação, a construir estruturas de dados e a desenvolver uma estratégia de resolução de problemas pela sua divisão e modularização em problemas mais simples de mais fácil conquista. Adicionalmente importa que o estudante desenvolva competências de trabalho em grupo, de estudo individual com elevados níveis de concentração para realizar trabalho de revisão e depuração de código fonte. O ensino on-line de programação de computadores é constituído por estes aspetos, exigindo um elevado grau de interação entre estudantes e destes com o professor. Neste artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e propostas concretas de estratégias de implementação do ensino e aprendizagem da programação de computadores, de nível universitário, explorando o método de “design” de instruções como uma abordagem do diálogo, uma adaptação da taxonomia de Bloom, com base na experiência e no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Simão Carvalho, Universidade Aberta
Elizabeth Carvalho is an Electrotechnical Engineer and a Postgraduate in Systems Analysis from Veiga de Almeida University (1985 and 1989). She has a Master’s in Computer Science and a PhD in Technology and Information Systems from the University of Minho (1994 and 2008). She has taught at the universities of Trás-os-Montes and Alto Douro, Minho, Atlântica and Aberta.
Adérito Fernandes Marcos
Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa (1992), doutorado em Engenharia pela Darmstadt University of Technology (1997) e em Informática pela Universidade do Minho (2000). É professor catedrático de nomeação definitiva da Universidade Aberta, no Departamento de Ciências e Tecnologia desde 2013. Além de Diretor do Doutoramento em Média-Arte Digital desde 2012 até 2017 é ainda Diretor do Doutoramento em Tecnologia e Ciência Web desde 2015.
Publicado
2019-05-10
Como Citar
MUCHERONI, M.; CARVALHO, E.; MARCOS, A. Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 352 - 369, 10 maio 2019.