Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência

Palavras-chave: Ensino de Programação na Educação Básica;, Pensamento Computacional;, Programação para Arduino;, Robótica Educacional

Resumo

O artigo relata as práticas vivenciadas de ensino de programação para a plataforma Arduino, por meio de um curso elaborado para alunos do Ensino Fundamental II pertencentes a 9 (nove) escolas públicas do município de Curitiba, abrangendo ao todo 117 alunos do 5º ao 9º ano. Estes alunos fazem parte de grupos que participam de competições de robótica de forma regular, entretanto sem possuir familiaridade com a plataforma Arduino, de maneira geral. No decorrer do curso, os alunos eram observados e constatou-se a capacidade de aprendizado dos alunos em um tempo bastante breve, assim como as dificuldades na assimilação dos conceitos básicos de programação, os quais eram apresentados de forma incremental e tendo foco na proposição de desafios a partir de noções mais simples. O uso do simulador para as tarefas de programação facilitou a transição da forma de programação visual, da qual os alunos já possuíam certo conhecimento, para uma programação mais textual. Busca-se mostrar ainda como o aprendizado de programação pode auxiliar na constituição do pensamento formal a partir do concreto. Ficou evidenciado o caráter motivador que as atividades de robótica proporcionam ao processo de aprendizagem e que podem, por sua vez, servir de facilitador para a introdução de conceitos mais complexos relativos à linguagens de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Frontino de Medeiros, Centro Universitário Internacional UNINTER
Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2010), Pós-Doutorado em inteligência Artificial pela Universidade Politécnica de Madri (2013), Mestre em Informática pela UFPR (2001), Especialista em Formação de Professores e Orientadores Acadêmicos para EaD (2011). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Luana Priscila Wünsch, Centro Universitário Internacional UNINTER
Doutora em Educação - Universidade de Lisboa (2013), Mestre em Educação - Universidade de Lisboa (2009), Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação pela UTFPR (2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER. 
Publicado
2019-05-10
Como Citar
DE MEDEIROS, L.; WÜNSCH, L. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 456 - 480, 10 maio 2019.