Ambientalização curricular: estudo de caso do curso de tecnologia em logística

  • Mario Sergio Cunha Alencastro Centro Universitário Internacional Uninter
  • Jorge Wilson Michalowski Centro Universitário Internacional Uninter
Palavras-chave: ambientalização curricular, educação ambiental, tecnologia educacional.

Resumo

Em consonância com os princípios da transversalidade e da interdisciplinaridade, procurou-se verificar, no currículo do curso, uma abordagem metodológica que contemplasse, mediante metodologias ativas e participativas, um processo de ensino e aprendizagem que tratasse as questões ambientais de forma transversal e integrada. Nesse contexto, este estudo procurou analisar como se insere a ambientalização curricular. A pesquisa desenvolvida, um estudo de caso que utilizou como instrumentos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a observação participante e o grupo focal, demonstrou que a prática ambiental pode ser trabalhada de maneira transversal e interdisciplinar, aliada com o mercado atual, em busca de soluções para problemas reais. Este estudo de caso proporcionou uma evolução significativa na construção do conhecimento dos alunos, futuros profissionais de logística, os quais demonstraram mais interesse nos conteúdos quando colocados à frente de problemas reais de empresas, tendo que indicar soluções para um mercado competitivo do qual em breve serão parte ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Wilson Michalowski, Centro Universitário Internacional Uninter
Possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1990) Pós-Graduado com especialização em Engenharia da Produção pela UFPR (2002) e Pós Graduado com especialização em Educação a Distância (2006) pelo Senac/SC. Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Atualmente é Consultor em Planejamento e Logística, sócio Diretor da Magníficat Consultoria em Planejamento e Logística. É professor da FAE Centro Universitário, nas disciplinas de Administração da Produção - Operações I e II; Logística de transporte e distribuição, Gestão de Produção e Serviços e Logística de Suprimentos. Coordenador do Curso de Tecnologia em Logística desde 08/2015 e Coordenador do Curso de Negócios Internacionais desde 07/2017. Tem experiência na área de Administração, Gestão de Projetos, Lean Manufacturing, SAP, auditor interno da I S O TS 16949:2009, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de novos produtos, análise de processos produtivos, SMED, TPM, VSM ? Value Stream Mapping, Logística, Planejamento e controle da Produção, consultoria em planejamento e logística bem como atendimento a clientes. Exerceu a Gerencia de Engenharia, Processos e Desenvolvimento da empresa Gestamp Brasil Indústria de Autopeças S/A, de 2009 a 2013, bem como a Gerencia de Logística da Gestamp de 1998 a 2009, onde atuou na área de suprimentos, recebimento, expedição, almoxarifados, inventários e planejamento e desenvolvimento de embalagens metálicas retornáveis e descartáveis. Responsável pela importação e exportação no acompanhamento dos processos para liberação aduaneira em conjunto com a empresa de despacho aduaneiro, orientando o exportador estrangeiro a confeccionar a documentação pertinente de acordo com a legislação vigente, consoante ao contrato comercial.
Publicado
2019-05-10
Como Citar
ALENCASTRO, M.; MICHALOWSKI, J. Ambientalização curricular: estudo de caso do curso de tecnologia em logística. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 518 - 532, 10 maio 2019.