Extensão universitária: contribuições de professores guarani para a formação inicial de professores de matemática

  • Gabriela dos Santos Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Educação indígena. Educação matemática. Extensão universitária. Formação de professores. Interculturalidade crítica.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições de um projeto de extensão universitária voltado à formação continuada de professores guarani para a formação inicial de professores de matemática. O projeto foi desenvolvido com professores indígenas que atuam em duas aldeias guarani situadas em Maricá, Rio de Janeiro, e contou com a participação de dois estudantes de licenciatura em Matemática, bolsistas de extensão. Seguindo os princípios da Pedagogia Decolonial, buscou-se compreender os impactos da interação com os professores indígenas e com a cultura guarani na formação dos estudantes de licenciatura. Tratou-se de um estudo de caso fundamentado nas ideias de D’Ambrósio (1997, 1998, 2002, 2013) sobre Etnomatemática, nas ideias de Tardif (2014) sobre os saberes docentes e de Serrazina (2003), Alarcão (2001) e Nóvoa (2009) sobre formação de professores. Ao longo do projeto, implementaram-se ações que evidenciaram aspectos da cultura guarani. Incentivou-se o desenvolvimento da postura investigativa dos professores por meio da análise de suas práticas e da reflexão sobre o desempenho de seus alunos. Acompanhando tais ações, os licenciandos puderam rever sua concepção de matemática e de educação matemática. Entre os principais resultados, estão a crítica feita por eles aos saberes de formação e saberes disciplinares propostos pela universidade e a relativização de saberes curriculares, ambas provocadas pela descoberta da matemática e da pedagogia guarani. Concluiu-se que o projeto de extensão favoreu a troca de conhecimentos entre dois grupos culturais distintos e, assim, efetivou a interculturalidade crítica.

Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Pós-doutoramento em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
dos Santos Barbosa, G. (2018). Extensão universitária: contribuições de professores guarani para a formação inicial de professores de matemática. Revista Espaço Pedagógico, 25(3), 777-800. https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8578