Contribuições de projeto de extensão à formação inicial em curso de Pedagogia em universidade pública

  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Formação de professores. Projeto de extensão. Universidade pública.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões em torno da concepção, da execução e da avaliação de um projeto de extensão universitária desenvolvido no âmbito do programa Núcleos de Ensino da Universidade Estadual Paulista, no período de 2009 a 2016. O texto está organizado em quatro seções: a primeira apresenta, em linhas gerais, o programa Núcleo de Ensino; a segunda destaca a concepção, as bases teórico-metodológicas e o procedimento do projeto de extensão; a terceira seção aponta os resultados gerais obtidos sobre a população atendida, no caso, crianças com dificuldades nas relações interpessoais na escola; e a quarta traz a repercussão à formação dos universitários do curso de licenciatura envolvidos no trabalho. Conclui-se, a partir deste projeto, que a extensão universitária, em sua articulação com o ensino e a pesquisa, oportunizou formação diversificada e ampla aos alunos universitários, além de impactar na realidade das crianças participantes do projeto nas escolas públicas envolvidas. Diante desses resultados, fazem-se necessários aprofundar as discussões e ampliar essas práticas nos cursos de graduação.

Biografia do Autor

Andreia Cristiane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Departamento de Educação, na área de Psicologia da Educação, na mesma instituição, campus de Presidente Prudente, São Paulo.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
Silva Wiezzel, A. (2018). Contribuições de projeto de extensão à formação inicial em curso de Pedagogia em universidade pública. Revista Espaço Pedagógico, 25(3), 761-776. https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8576