Universidade e comunidade sob a ótica do curso Educação do Campo na Unipampa

  • Algacir José Rigon Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito
  • Vinícius Piccin Dalbianco Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Compromisso social. Comunidade. Educação do campo. Formação de professores. Sujeitos.

Resumo

Ao conceber a universidade como parte integrante e fundamental da estrutura social, pretende-se, por meio das experiências do curso de licenciatura Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), descrever e discutir a relação entre a universidade e a comunidade. Para cumprir com essa finalidade, foi realizada uma revisão de literatura sobre os temas trazidos, bem como foi analisado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa e o Projeto Pedagógico do Curso Educação do Campo, frente aos desafios da formação docente numa proposta não convencional de formação universitária. O Manifesto de Córdoba em 1918 pontuava questões importantes para o protagonismo dos estudantes, bem como para o rompimento com o modelo focado no ensino e na pesquisa, reformando a universidade na direção da abertura para a comunidade e da reestruturação da gestão, com o objetivo de viabilizar maior participação dos estudantes. Com o desafio de formação de um novo educador e de um novo gestor, com foco na formação para a docência, para a gestão, para a política e para a pesquisa, o curso em pauta atende os princípios do manifesto na sua organização curricular e na viabilização da participação dos estudantes e, especialmente, da comunidade nas instâncias decisórias. A organização curricular em alternância e interdisciplinar, a constituição do conselho comunitário, bem como a postura de escuta dos estudantes nos diferentes espaços retroalimentam a relação entre universidade e comunidade, de modo a resultar em uma formação crítica e emancipatória com perspectiva de mudanças do sistema social vigente.

Biografia do Autor

Algacir José Rigon, Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito.
Vinícius Piccin Dalbianco, Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
Rigon, A., & Dalbianco, V. (2018). Universidade e comunidade sob a ótica do curso Educação do Campo na Unipampa. Revista Espaço Pedagógico, 25(3), 685-702. https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8571