A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tatiane Fernanda Gomes Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Extensão universitária. Pré-universitário popular. Educação popular.

Resumo

Integrante do eixo que caracteriza a universidade brasileira junto com a pesquisa e o ensino, a extensão potencializa a relação da educação superior com a comunidade. O estudo em tela aborda as potencialidades de cursos pré-universitários populares em processos de aprendizagem, formação inicial de docentes e diálogo entre a universidade e sujeitos sociais diversos. Objetiva discutir a extensão universitária a partir de uma experiência de curso pré-universitário vinculada ao desafio da democratização do acesso à universidade. Embasado em princípios da educação popular de matriz freireana e em estudos e pesquisas sobre educação, universidade e extensão, este trabalho situa historicamente a extensão como uma prática dialógica, permeada por intencionalidade política, com desdobramentos epistemológicos e metodológicos no conhecimento acadêmico. Por meio de grupos focais com estudantes universitários(as) que atuam como educadores(as) em curso pré-universitário, a pesquisa desenvolvida explora as diferentes contribuições desse espaço para a formação docente e em processos de conscientização mais amplos que potencializam a reinvenção da universidade, tendo compromisso com cenários de transformação social. Dessa forma, sinaliza para o potencial de projetos de extensão universitária como mecanismos de produção e difusão de conhecimento emancipatório.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul
Doutor em Educação (UFRGS). Professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Atua no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS), mestrado profissional em Educação, e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS), mestrado acadêmico.
Tatiane Fernanda Gomes, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Educação (UFFS). Servidora técnico-administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicado
2018-08-30
Como Citar
Ingrassia Pereira, T., & Gomes, T. (2018). A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular. Revista Espaço Pedagógico, 25(3), 665-684. https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8570