Entendimento de professores universitários sobre o seu fazer: ensino como atividade preponderante e extensão como atividade ainda periférica
Palavras-chave:
Atividades de ensino. Atividade de extensão. Princípio pedagógico da indissociabilidade. Professor universitário.
Resumo
As dimensões ensino, pesquisa e extensão são tratadas de diferentes formas a partir da natureza e da organização acadêmica das instituições de educação superior. A indissociabilidade entre elas possibilita o estabelecimento e o desenvolvimento do espírito científico universal. Esta escrita baseia-se em uma investigação que objetiva discutir a constituição do professor da educação superior e levanta as seguintes questões: qual relação os professores que atuam em universidades estabelecem entre suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão? Eles compreendem a indissociabilidade entre as três atividades como política de suas instituições? Qual é o papel atribuído à extensão a partir da perspectiva de que esta dimensão é um elemento de diálogo e aprendizagem entre universidade e sociedade? Os dados empíricos consideraram um questionário respondido por professores que atuam em universidades com jornada de trabalho de tempo integral. As análises organizaram-se a partir de duas unidades e consideram proposições apresentadas, especialmente, por Mazzilli (2011), Síveres (2011, 2013) e Dias e Ketzer (2007) e identificadas no documento “Plano nacional de graduação: um projeto em construção” (FORGRAD, 2004). De acordo com o levantamento, o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não está estabelecido, essa relação precisa ser construída como uma política institucional, e a atividade de extensão ainda é percebida como atividade periférica no fazer do professor universitário.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
Nehring, C., Koltermann Battisti, I., & Cezar Pozzobon, M. (2018). Entendimento de professores universitários sobre o seu fazer: ensino como atividade preponderante e extensão como atividade ainda periférica. Revista Espaço Pedagógico, 25(3), 647-664. https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8569
Seção
Artigos
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