O mal-estar da experiência no século XXI: desafios para uma nova pedagogia universitária

  • Adriano José Hertzog Vieira Universidade de Passo Fundo
  • Márcio Tascheto da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Bernadete Maria Dalmolin Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Aprendizagem. Experiência. Extensão. Pedagogia. Universidade.

Resumo

Com o objetivo de potencializar a extensão como mobilizadora da aprendizagem na educação superior, no presente artigo tematizam-se o Manifesto de Córdoba e sua crítica ao modelo instrucionista, no qual a docência detém a soberania do ensino. Em vista disso, argumenta-se, com base em Walter Benjamin (1994), acerca da abstenção da experiência na sociedade capitalista dos séculos XX e XXI e suas repercussões nefastas para o processo de assujeitamento. Em Jean Piaget (2008), busca-se referenciar a experiência como elemento fundamental para que o processo de aprendizagem se realize, tornando-se constituidor das subjetividades. Por fim, busca-se identificar na extensão universitária seu potencial significante para a construção de uma nova pedagogia universitária na qual a experiência é o elemento mobilizador dos processos de conhecer/saber.

Biografia do Autor

Adriano José Hertzog Vieira, Universidade de Passo Fundo
Bacharel e licenciado em Filosofia (Unilasalle), mestre em Educação (Unisinos) e doutor em Educação (UCB). Assessor da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (gestão 2014-2018) da Universidade de Passo Fundo.
Márcio Tascheto da Silva, Universidade de Passo Fundo
Licenciado em História, mestre e doutor em Educação. Docente no curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo. Coordenador da Divisão de Extensão (gestão 2012-2018) na mesma instituição.
Bernadete Maria Dalmolin, Universidade de Passo Fundo
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (UFPel), residência em Saúde Mental Coletiva, especialização em Administração Estratégica em Saúde Mental Coletiva, mestra e doutora em Saúde Pública (USP). Docente e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo. Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (gestão 2012-2018) na mesma instituição.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
Hertzog Vieira, A., Tascheto da Silva, M., & Dalmolin, B. (2018). O mal-estar da experiência no século XXI: desafios para uma nova pedagogia universitária. Revista Espaço Pedagógico, 25(3), 588-601. https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8565