Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem no ensino superior: implicações na formação de licenciandos em Matemática

  • Raimundo Hélio Leite
  • Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga
  • Karlane Holanda Araújo
Palavras-chave: Concepções de avaliação. Práticas avaliativas. Formação docente.

Resumo

No presente artigo, discutem-se as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras, e suas influências nas práticas avaliativas na formação docente. A pesquisa, de caráter descritivo, de abordagem predominantemente qualitativa, teve como sujeitos 20 (vinte) professores do curso supracitado. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas, abordando aspectos relacionados às concepções de educação, avaliação da aprendizagem e formação docente. Os dados coletados através das entrevistas foram discutidos à luz do enfoque fenomenológico, com base na hermenêutica gadameriana. A partir da fusão de horizontes presentes nas falas dos profissionais participantes da pesquisa, foi possível estabelecer reflexões sobre o papel assumido efetivamente pela avaliação do ensino-aprendizagem no cenário da formação de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras. Concluiu-se, dentre outros aspectos, que há necessidade de se desenvolver, no contexto pesquisado, um trabalho sistemático acerca da avaliação da aprendizagem, visando à superação das práticas avaliativas tradicionalistas desenvolvidas junto aos alunos da licenciatura em Matemática.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Leite, R., de Sousa Gonzaga, A., & Araújo, K. (2018). Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem no ensino superior: implicações na formação de licenciandos em Matemática. Revista Espaço Pedagógico, 26(1), 62 - 86. https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8440