Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em Educação Física na América Latina

  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sayonara Cunha de Paula Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Avaliação institucional. Avaliação de sistema. Formação de professores. Educação Física. América Latina.

Resumo

Investiga como a avaliação institucional e de sistemas é prescrita nos currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física em oito países da América Latina. Utiliza como fontes 22 planos de disciplinas de avaliação educacional. A temática se apresenta em 19% e 23% dos planos, respectivamente. Sobre a avaliação institucional as disciplinas tematizam sua definição, instrumentos, critérios, procedimentos e resultados, entendendo-a como importante ferramenta coletiva. Já as avaliações de sistemas têm como intuito apresentar as provas nacionais e internacionais, discutindo seus componentes e estruturas. Os dados revelam que os sistemas nacionais e internacionais de avaliação se diferem entre os países assumindo diferentes nomenclaturas, período em que se aplicam, público alvo e áreas abordadas, no entanto é possível perceber um movimento de alinhamento do conhecimento a ser avaliado. Nessa direção, identificamos a preocupação das disciplinas em possibilitar que o professor em formação conheça a estrutura dessas avaliações em nível nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do grupo Proteoria.
Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo
Aluna de doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Rede Municipal de Cariacica-ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo
Aluno de doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Rede Municipal de Cariacica-ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Publicado
2018-12-13
Como Citar
SANTOS, W.; PAULA, S.; STIEG, R. Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em Educação Física na América Latina. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 99 - 116, 13 dez. 2018.