O atendimento educacional especializado para a educação infantil em Caxias do Sul

Palavras-chave: Atendimento educacional especializado, Caxias do Sul, Educação especial, Educação infantil

Resumo

Este artigo analisa as práticas do atendimento educacional especializado para a educação infantil na rede municipal de ensino de Caxias do Sul, RS. As questões orientadoras são: como é a organização do atendimento educacional especializado na educação infantil na rede municipal de ensino de Caxias do Sul? Qual a formação dos profissionais para atender ao público-alvo da educação especial na educação infantil? Como o apoio educacional especializado vem sendo ofertado a bebês e crianças pequenas, considerando a obrigatoriedade da educação aos 4 anos de idade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída por meio de entrevistas semiestruturadas com o gestor da educação especial e com dois professores do atendimento educacional especializado na educação infantil. Constatou-se que a rede estudada enfrenta limitações na oferta do serviço de apoio para as crianças pequenas, tais como a falta de espaço próprio para os atendimentos individualizados e a condição de itinerância dos professores especializados, dificultando o estabelecimento de vínculo com as crianças atendidas. Essas dificuldades também são enfrentadas na oferta da educação infantil, uma vez que a rede não possui escolas próprias para essa, atuando em forma de convênios com a rede privada de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Freitas, Ufrgs
É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa “Educação Especial e Processos Inclusivos”. Mestre em Educação (UNISINOS/RS. Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA em Curso de Formación En Psicopedagogia Clínica. Possui Pós-doutoramento no campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva na UFRGS. Professora na FACED/PPGEdu/UFRGS. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS.
Joseane Frassoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação complementar na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER - Argentina). Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE) desde 2013, atua como pesquisadora na área da Educação, com ênfase nas relações entre Inclusão Escolar, Políticas Educacionais e Educação Infantil. Desenvolve pesquisa sobre o Atendimento Educacional Especializado para a primeira infância.
Clarissa Haas, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Caxias do Sul
Pedagoga (UNISC). Mestre e Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos e Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS) e do Observatório em Educação\OBEDUC da FACED/UFRGS.
Publicado
2019-09-04
Como Citar
DE FREITAS, C.; DOS SANTOS, J.; HAAS, C. O atendimento educacional especializado para a educação infantil em Caxias do Sul. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 881-903, 4 set. 2019.