Saberes da formação profissional docente: uma análise a partir do contexto PIBID

Palavras-chave: Contexto Pibid, Formação inicial de professores, Práticas educativas, Reflexão-ação, Saberes docentes

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as diferentes vertentes de formação e os saberes da formação profissional docente que são construídos a partir das práticas de aprendizagem universitária, em um novo contexto, como o do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os sujeitos da pesquisa são 233 licenciandos que pertenciam aos 13 cursos de licenciaturas de uma universidade pública do Estado do Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram organizados e interpretados a partir de procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de onde foi possível identificarmos sete categorias que representam a formação no contexto PIBID para esses licenciandos. Com base nos conceitos de saberes docentes e de professor reflexivo e tendo em vista a importância das relações construídas nesse contexto, nossos resultados evidenciam que o contexto PIBID possibilitou que os licenciandos pesquisados se colocassem em constante reflexão sobre a própria prática, refletindo no seu desenvolvimento profissional docente, por meio da construção de alguns saberes identificados nas diferentes vertentes de formação desenvolvidas durante a construção dos conhecimentos da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.
Tatiane Skeika, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Licenciada em Química desde 2007 pela mesma intituição, Mestre em Química Aplicada - UEPG (2010) e Especializada em Atendimento Educacional Especializado - CESUMAR (2012). Já atuou como professora colaboradora na UEPG no Departamento de Química de 2007 a 2008 e pelo Departamento de Métodos e Técnicas em 2105. Foi Supervisora do Projeto PIBID - UEPG de 2013 a 2015 e atualmente é professora pela Secretaria do Estado de Educação do Paraná, para alunos do EM do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny.
Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2015). É professora Adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciona disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área de Ensino de Química e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Formação do Professor Universitário, Profissionalidade Docente e Conhecimentos para Docência. Coordenou o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEPG (2010-2015) e atualmente é coordenadora da área de Gestão e Processos Educacionais do PIBID da UEPG. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. Atualmente é uma das líderes do Grupo de Pesquisa GEPPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores).
Publicado
2019-09-04
Como Citar
PEREIRA, A.; SKEIKA, T.; FREIRE, L. Saberes da formação profissional docente: uma análise a partir do contexto PIBID. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 833-856, 4 set. 2019.