Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

  • Andréia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Tedeschi Unopar
Palavras-chave: Anos iniciais. Ensino de ciências. Indicadores de alfabetização científica. Metodologia investigativa.

Resumo

Diariamente os professores são desafiados a promover um ensino que envolva os alunos como agentes transformadores do próprio conhecimento. O objetivo deste trabalho foi analisar a manifestação dos indicadores de alfabetização científica (AC) descritos por Sasseron (2008), como levantamento e teste de hipóteses, organização de dados e explicação dos resultados pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental (anos iniciais), a partir de uma sequência didática investigativa, envolvendo a educação ambiental. A aplicação das atividades investigativas foi realizada a partir de problemas desafiadores nos quais os estudantes deveriam buscar respostas e, assim, manifestar esses indicadores. A sequência investigativa, composta por problema, levantamento e teste das hipóteses, organização dos dados e conclusão, propôs atividades baseadas em Zabala (1998) e Carvalho (2013), que foram aplicadas uma vez por semana durante quatro meses. Analisando os resultados obtidos a partir dos trabalhos compostos por desenhos e/ou textos feitos pelos alunos ao final de cada atividade, foi possível observar que os participantes obtiveram êxito quanto à manifestação dos indicadores de AC e evoluíram quanto à linguagem científica, compreendendo alguns procedimentos para resolução de problemas, tendo em vista o conhecimento científico e a manifestação de indicadores de AC por meio de atividades investigativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia de Freitas Zompero, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Tecnologias da Unopar.
Fernanda Tedeschi, Unopar
Mestre pelo Curso de Metodologias para o Ensino de Linguagens e Tecnologias da Unopar.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
DE FREITAS ZOMPERO, A.; TEDESCHI, F. Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 546-567, 28 maio 2018.