Nós que aqui estamos por vós esperamos: a desejada aproximação entre educação básica e pesquisadores em ensino de ciências

  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Marcus Vinicius Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Ensino de ciências. Escola básica. Formação de professores. Pesquisa e extensão. Pós-graduação stricto sensu.

Resumo

Inspirados no documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos, observamos como são pensadas as estratégias e maneiras de aproximar professores da educação básica e pesquisadores em ensino de ciências. Dessa forma, as inquietações e os debates de três pesquisadores atuantes nessa área traçaram caminhos de diálogo e reflexão sobre a importância e a necessidade de aproximação entre a educação básica e as pesquisas realizadas no cerne dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros, assumindo o que se legitima e se sustenta como base de qualidade no ensino de ciências e de sua prática nos pontos de ação das escolas. É dado destaque a tal pauta de discussão, tendo em vista as possibilidades e limitações entre pesquisadores (orientadores e orientandos) em ensino de ciências e os fazeres educativos constituídos nas escolas, uma vez que há uma demanda crescente que requer ação empenhada para realização de pesquisas nessa área de conhecimento, pois são nas expansões das ideias e nas relações que se estabelecem que o saber cresce. Apostamos na relação pesquisa e extensão para alcançar com mais eficiência a escola básica, refletindo sobre como o sistema nacional de pós-graduação pode e deve melhorar essa interface.

Biografia do Autor

Maylta Brandão dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA, da UFRRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.
Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Doutor em Educação em Ciências e Saúde pelo Nutes, da UFRJ. Estagiário de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.
Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Doutora em Ecologia pelo PPGE, da UFRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
dos Anjos, M., Pereira, M., & Rôças, G. (2018). Nós que aqui estamos por vós esperamos: a desejada aproximação entre educação básica e pesquisadores em ensino de ciências. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 528-545. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8177