A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana

  • Helenadja Santos Mota Universidade Federal de Sergipe
  • Nelio Bizzo Universidade de São Paulo
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araujo Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Educação em ciências. Ensino de evolução. Evolução biológica. Evolução humana.

Resumo

A relevância do ensino da evolução biológica se alicerça na centralidade do tema que é considerado preponderante para a construção dos conhecimentos biológicos. Apesar do caráter fulcral, a evolução biológica é bastante controversa como temática nas aulas de ciências, fazendo com que muitos professores se esquivem de ensiná-la. Diante das dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da teoria evolutiva, especialmente da evolução humana, o presente trabalho busca identificar o grau de aceitação de jovens estudantes cristãos acerca de tópicos que refletem explicações científicas para a origem do homem. O estudo de natureza quantitativa teve a coleta de dados realizada por meio de um questionário numa escala Likert de quatro pontos, aplicado a 1916 estudantes na faixa etária de 15 anos. Os dados apontam que a rejeição dos estudantes em relação à evolução humana como um todo, principalmente pelos estudantes evangélicos, visto que apresentaram níveis mais baixos de concordância com o item, leva a acreditar que, muitas vezes, em sala de aula, a explicação científica sobre a origem do homem contraria a visão de mundo religiosa dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenadja Santos Mota, Universidade Federal de Sergipe
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.
Nelio Bizzo, Universidade de São Paulo
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor titular do Departamento de Metodologia do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP).
Yzila Liziane Farias Maia de Araujo, Universidade Federal de Sergipe
Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora adjunta da mesma instituição.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
SANTOS MOTA, H.; BIZZO, N.; FARIAS MAIA DE ARAUJO, Y. A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 488-500, 28 maio 2018.