Rejeição do uso de camisinha por adolescentes: uma perspectiva a partir da zona muda das representações sociais

  • Denise Rocha Correa Lannes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciano Luz Gonzaga Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Adolescentes. Camisinha. Estudantes. Zona muda das representações.

Resumo

Após o aparecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e sua constituição enquanto epidemia generalizada, o uso da camisinha passou a ser recomendado como uma forma segura de prevenção à síndrome e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim, neste artigo, a partir da análise prototípica e da definição do conceito de zona muda das representações sociais (ABRIC, 2003, 2005), utilizamos a técnica de substituição para revelar as representações escondidas ou mascaradas acerca do uso da camisinha em função de sua inadequação às normas sociais vigentes em um grupo de adolescentes escolares da periferia do estado do Rio de Janeiro. Nossos dados mostraram crenças normativas e contranormativas distintas entre os adolescentes dos sexos feminino e masculino quanto ao uso da camisinha. Para as meninas, identificamos a representação normativa do medo de engravidar e a representação contranormativa de que usar camisinha é “chato”, porque incomoda a pele. Em comparação aos meninos, identificamos a representação normativa do medo de contrair uma doença e a representação contranormativa de que usar camisinha é “ruim”, porque é desconfortável.

Biografia do Autor

Denise Rocha Correa Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu - especialização em Ensino de Ciências e Stricto Sensu - Mestrado Profissional, da UFRJ.
Luciano Luz Gonzaga, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutorando e mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
Correa Lannes, D., & Gonzaga, L. (2018). Rejeição do uso de camisinha por adolescentes: uma perspectiva a partir da zona muda das representações sociais. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 472-487. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8174