Proposta de sequência de ensino investigativa para o 1º ano do ensino fundamental

  • Tatiana Schneider Vieira de Moraes Universidade Estadual Paulista
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Anos iniciais. Ensino fundamental. Linguagem oral. Sequência de ensino investigativa.

Resumo

As crianças precisam ser inseridas em um contexto de alfabetização científica (AC) desde os primeiros anos da sua escolarização. Para tanto, foi estruturada uma proposta de sequência de ensino investigativa (SEI) de modo a possibilitar o desenvolvimento de discussões científicas e fomentar a interação entre os alunos e destes com o professor. Com foco na aprendizagem dos alunos, essa sequência de ensino tem o intuito de verificar as habilidades associadas ao processo de AC, concentrando-se em elementos como as linguagens oral e escrita utilizadas pelos alunos durante suas atividades. Com base em uma pesquisa qualitativa com caráter de estudo de caso, as aulas da SEI foram gravadas, transcritas, e o conteúdo foi analisado a partir de categorias pré-estabelecidas. Os resultados demonstram que, por meio da observação de um ciclo de vida completo, os alunos vivenciaram oportunidades reais para levantar hipóteses, testar suas ideias, manusear materiais, bem como articular, elaborar, avaliar e revisar seus modelos de crescimento e desenvolvimento dos seres vivos. Essas habilidades são inerentes ao processo de AC e possuem uma implicação direta para o Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Universidade Estadual Paulista
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP). Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília.
Anna Maria Pessoa de Carvalho, Universidade de São Paulo
Doutora em Educação na área de Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora sênior do CNPq e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências ambos da USP.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
Vieira de Moraes, T., & Pessoa de Carvalho, A. (2018). Proposta de sequência de ensino investigativa para o 1º ano do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 407-437. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8171