Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências

  • Maisa Helena Altarugio Universidade Federal do ABC
  • Solange Wagner Locatelli Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Educação em ciências. Formação inicial. Psicodrama. Saberes docentes.

Resumo

Este artigo relata e discute uma vivência realizada com 22 licenciandos numa disciplina obrigatória de um curso de formação inicial de professores de Química, em uma universidade pública paulista. O objetivo central foi o de levantar as concepções dos alunos sobre as qualidades que caracterizam o bom professor. O método educacional psicodramático (MEP) foi utilizado como estratégia para coleta de dados e também para possibilitar a participação ativa dos alunos na construção e na reflexão do conhecimento envolvido na vivência. Discutidos à luz da teoria do MEP e de pesquisas de outros autores envolvidos com o estudo dos saberes docentes, os resultados destacam o uso de metodologias diferenciadas de ensino bem como determinadas posturas e atitudes dos professores, entre as características e qualidades que formariam bons profissionais. Além disso, os estudantes atribuíram diferentes níveis de importância ao saber, ao saber fazer e ao saber ser dos docentes. Acreditamos que o nosso curso de licenciatura tem condições de refletir sobre esses resultados com os futuros professores e contribuir para a formação de bons profissionais em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral na Université de Montreal, Canadá. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática. Professora de Química da Universidade Federal do ABC.
Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC
Doutora em Ensino de Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Professora de Química da Universidade Federal do ABC.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
ALTARUGIO, M.; LOCATELLI, S. Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 364-382, 28 maio 2018.