Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar em uma abordagem investigativa: a horta escolar no contexto

  • Paulo Henrique de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
  • Núbia Patielle Assis Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
  • Marta João Francisco Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
Palavras-chave: Abordagem investigativa. Horta escolar. Interdisciplinaridade.

Resumo

O desinteresse dos estudantes durante as aulas é um dos fatores de preocupação e frustração relatados por muitos professores em trabalhos acadêmicos. Neste trabalho, apresentamos uma análise na perspectiva de três professoras na elaboração e no desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar por meio de atividades investigativas para uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal rural na região sudoeste do estado de Goiás. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática, que se configura como uma possibilidade de ação interdisciplinar no contexto escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas, as questões da entrevista tiveram como objetivo conhecer o perfil das professoras e sua percepção quanto à proposta interdisciplinar, à turma, às metodologias utilizadas, às possíveis mudanças detectadas no comportamento dos alunos e às dificuldades encontradas. O desenvolvimento deste trabalho propiciou às professoras realizar uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas, já que puderam observar as mudanças na participação dos alunos, na dinâmica de sala de aula, bem como na aprendizagem dos conteúdos abordados.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e Professor de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
Núbia Patielle Assis Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
Mestre em Educação para Ciências e Matemática. Professora de Matemática da rede pública municipal de Jataí, GO.
Marta João Francisco Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
Mestre em Física pela Universidade Federal de Goiás. Professora de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
de Souza, P., Assis Carvalho, N., & Silva Souza, M. (2018). Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar em uma abordagem investigativa: a horta escolar no contexto. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 322-338. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8167