Concepções de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Exatas sobre conceitos básicos de Astronomia

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Educação superior. Ideias dos alunos.

Resumo

Neste artigo, discutem-se algumas concepções de estudantes de licenciatura sobre conceitos de Astronomia. O estudo foi realizado com 22 estudantes na disciplina optativa de Ensino de Astronomia, na qual se matricularam alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Ciências Exatas de uma universidade pública do Oeste do Paraná. A disciplina foi elaborada tendo como propósito trabalhar conceitos básicos da Astronomia, baseando-se nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do estado do Paraná. Além disso, desenvolveram-se atividades práticas com os alunos para que pudessem vivenciar metodologias aplicáveis em sala de aula. No entanto, apesar de os alunos participarem ativamente das atividades, ao final da disciplina, verifica-se que boa parte dos licenciandos em Biologia e Exatas acaba por não modificar suas ideias prévias. Isso pode indicar uma necessidade de reformular a forma de pensar a educação superior, partindo para um paradigma menos “conteudista” e mais “formativo”, tendo em vista uma avaliação que possibilite conhecer as ideias dos alunos e permita sua evolução.

Biografia do Autor

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora adjunta na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Ensino de Ciências (NUEPEC-UFPR).
Publicado
2018-05-28
Como Citar
Bartelmebs, R. (2018). Concepções de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Exatas sobre conceitos básicos de Astronomia. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 277-296. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8163