Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas

  • Ana Rita Mota Universidade do Porto, Portugal
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino colaborativo. Metacognição. Peer Instruction. Team-based learning.

Resumo

As metodologias ativas surgiram na década de 1980 como alternativa a uma tradição de aprendizagem passiva, onde a apresentação oral dos conteúdos, por parte do professor, se constituía como única estratégia didática. Contrariamente ao ensino tradicional, as metodologias ativas procuram um ambiente de aprendizagem onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa e responsável em seu processo de aprender, buscando a autonomia, a autorregulação e a aprendizagem significativa. Estas metodologias envolvem métodos e técnicas que estimulam a interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-materiais/recursos didáticos e apostam, quase sempre, na aprendizagem em ambiente colaborativo, levando o aluno a responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento. Tendo como pano de fundo a psicologia cognitiva e a metacognição, este artigo apresenta, analisa e explora algumas metodologias ativas de ensino. Paralelamente, são fornecidas recomendações práticas para envolver o aluno ativamente em sala de aula, assim como são referidas as potencialidades do uso combinado das diferentes metodologias ativas.

Biografia do Autor

Ana Rita Mota, Universidade do Porto, Portugal
Doutora em Física pela Universidade do Porto, Portugal, com Estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard, EUA. Pesquisadora no Centro de Física do Porto, Departamento de Física e Astronomia, Universidade do Porto, Portugal.
Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Professora de Física na Universidade de Passo Fundo, Brasil.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
Mota, A., & Werner da Rosa, C. (2018). Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 261-276. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8161