Os coletivos de pensamento na formação de professores de Biologia

  • Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rodrigo Diego de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Coletivos de pensamento. Educação em ciências. Licenciaturas. Professores de Biologia.

Resumo

A organização curricular das licenciaturas também consiste num espaço de formação, pois delineiam os trajetos curriculares pelos quais os licenciados são inicialmente formados. Dessa forma, o objetivo deste artigo é caracterizar os possíveis coletivos de pensamento que estão presentes na formação dos professores de Biologia. O referencial teórico que pauta a discussão é a epistemologia de Ludwik Fleck. Os procedimentos utilizados neste estudo compreendem a pesquisa documental apoiada por técnicas de pesquisa qualitativa, com a contribuição das categorias de Fleck. Analisou-se o Projeto Pedagógico da Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná e constatou-se: a existência de possíveis coletivos de pensamento na formação dos professores de Biologia, os quais se movimentam por meio de instauração, extensão e transformação dos estilos de pensamento no interior dos coletivos; a importância das complicações no processo de instauração de um novo estilo de pensamento. Além disso, evidenciam-se as lacunas presentes nas disciplinas que compõem a área de educação em ciências, o que indica a necessária reflexão acerca de que professor se espera formar e da importância das discussões relacionadas à educação e ao ensino para a efetivação da identidade das licenciaturas, e não bacharelados mascarados de licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Ponta Grossa.
Rodrigo Diego de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
SILVA ÁVILA DE MATOS, E.; DE SOUZA, R. Os coletivos de pensamento na formação de professores de Biologia. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 241-260, 28 maio 2018.