Concepções alternativas sobre conceitos básicos de física de estudantes ingressantes em curso superior da área tecnológica: um estudo comparativo

  • João Carlos Krause Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Santo Ângelo, RS.
  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Santo Ângelo, RS.
Palavras-chave: Conceitos básicos de física. Ensino de física. Formação de professores.

Resumo

Os resultados de pesquisa na área de educação em ciências indicam que as concepções alternativas (CAs), também consideradas concepções intuitivas ou espontâneas, que os estudantes apresentam ao ingressarem em um curso superior são cruciais na aprendizagem dos conceitos básicos de disciplinas da área de ciências naturais. A premissa é que essas concepções, que os estudantes trazem para a sala de aula, e com as quais explicam boa parte dos fenômenos naturais que os cercam, fazem parte do conhecimento que possuem e que elas influenciam, sobremaneira, a aprendizagem de conceitos – como os de física básica, por exemplo – quando eles ingressam em cursos superiores da área tecnológica. Na presente investigação, buscou-se identificar a presença das CAs em estudantes ingressantes em cursos de engenharia de uma instituição de ensino superior da Região das Missões, no Rio Grande do Sul, em dois períodos, com intervalo de oito anos. A metodologia de abordagem quantiqualitativa orientou a obtenção de dados por meio de um questionário com questões baseadas no trabalho de Axt (1986), Peduzzi (2005) e Viennot (1979). Os resultados apresentaram uma recorrência ou a manutenção das mesmas CAs em conteúdos de física básica nas duas épocas consideradas. Concluiu-se que, apesar de as investigações sobre as CAs terem sido intensas nas últimas décadas, com propostas bem fundamentadas, o estudo comparativo realizado demonstra que essas, com pequenas variações estatísticas, continuam sendo as mesmas. Diante disso, argumenta-se que, na formação de professores, esses resultados deverão ser considerados, de modo a buscar estratégias metodológicas para a resolução dessas CAs, ainda na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Krause, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Santo Ângelo, RS.
Doutor em Física experimental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico e professor de Física na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Santo Ângelo, RS.
Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Santo Ângelo, RS.
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico e professora de Biologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Santo Ângelo, RS.
Publicado
2018-05-28
Como Citar
KRAUSE, J.; JOHN SCHEID, N. Concepções alternativas sobre conceitos básicos de física de estudantes ingressantes em curso superior da área tecnológica: um estudo comparativo. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 227-240, 28 maio 2018.