Educação e arquitetura na era digital: um estudo sobre a expansão das instituições federais de ensino superior em Barreiras, Bahia

  • Nelson De Luca Pretto Universidade Federal da Bahia
  • Helena Avanzo Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Arquitetura. Cultura digital. Ensino superior.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a expansão do ensino superior no Brasil no contexto da cultura digital contemporânea, com o foco na relação entre educação e arquitetura. Após análise deste contexto e de um panorama sobre as políticas públicas recentes, visando à expansão da universidade brasileira, discutimos os desafios que a cultura digital traz para a educação contemporânea e seus reflexos na arquitetura. Nesta análise, consideramos a arquitetura como um elemento de um currículo que denominamos de (in)visível. Com dados de uma pesquisa de campo sobre a expansão de duas instituições de ensino superior na Bahia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia (Ifba), ambos na cidade de Barreiras, desenvolvemos, ao final, a ideia de que outras arquiteturas são necessárias para as edificações do ensino superior no contexto contemporâneo, imerso em tecnologias digitais de informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson De Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Professor Associado III da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Helena Avanzo, Universidade Federal da Bahia
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2015). Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Publicado
2018-04-25
Como Citar
PRETTO, N.; AVANZO, H. Educação e arquitetura na era digital: um estudo sobre a expansão das instituições federais de ensino superior em Barreiras, Bahia. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 1, 25 abr. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##