Práticas e vivências de avaliação das aprendizagens dos alunos: refletindo com professoras pedagogas

  • Dilva Bertoldi Benvenutti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Nadiane Feldkercher Universidade do Oeste de Santa Catarina
Palavras-chave: Aprendizagem. Avaliação. Diálogo. Processo. Reflexão.

Resumo

Com o pressuposto de que o processo de avaliação da aprendizagem pode constituir o professor reflexivo, crítico, autônomo, dialógico, que respeita e valoriza sujeitos em formação, neste trabalho, objetivamos analisar os processos avaliativos desenvolvidos por professoras pedagogas atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva. Foi realizada com 24 professoras, egressas do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Maravilha (2004-2008). Os instrumentos para obtenção dos dados foram: questionário semiestruturado, grupo focal e fórum on-line. As reflexões embasaram-se, essencialmente, em Paulo Freire. Entendemos que o sistema tradicional de avaliação ignora as diferenças das crianças, as possibilidades de acompanhamento individual, controlando de forma genérica o cumprimento dos conteúdos escolares – o que suscita novas proposições. O professor é carregado de experiências que influenciam as escolhas por estratégias avaliativas e seus sentimentos no momento da avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutora em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, São Miguel do Oeste, SC.
Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Doutora em Genética e Biologia Molecular. Professora do Programa Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Nadiane Feldkercher, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, campus Joaçaba.
Publicado
2018-04-25
Como Citar
BENVENUTTI, D.; PANSERA DE ARAÚJO, M.; FELDKERCHER, N. Práticas e vivências de avaliação das aprendizagens dos alunos: refletindo com professoras pedagogas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 1, 25 abr. 2018.