A presença de Jean-Jacques Rousseau no discurso educacional de John Dewey

  • Marcus Vinícius da Cunha Universidade de São Paulo
  • Roberta Aline Sbrana Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Análise retórica. Educação contemporânea. Jean-Jacques Rousseau. John Dewey.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a presença de concepções educacionais de Jean-Jacques Rousseau no livro Democracia e educação, de John Dewey. Para isso, são analisadas duas temáticas fundamentais em ambos os pensadores: suas reflexões acerca da sociedade vigente, em que se inclui a educação nela ministrada, e suas proposições em defesa de novas práticas educativas. A investigação é feita por intermédio da análise retórica proposta por Perelman e Olbrechts-Tyteca, metodologia que permite extrair de um texto os argumentos centrais do autor e identificar as estratégias argumentativas por ele utilizadas. As semelhanças discursivas encontradas nos dois filósofos sugerem a possibilidade de integrá-los à tradição retórica oriunda dos sofistas, cujas práticas visavam à valorização do indivíduo no processo de sua educação e à liberação de seus impulsos para desenvolver as capacidades de deliberar e agir de modo inteligente. O artigo apresenta como conclusão que tanto Rousseau quanto Dewey podem ser postos em confronto direto com as tendências da pedagogia contemporânea que concebem a educação como uma mercadoria que deve servir não à fruição da vida, mas ao propósito de garantir à pessoa sucesso profissional e ascensão na hierarquia social e, à sociedade, progresso econômico e bom posicionamento na ordenação global das nações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius da Cunha, Universidade de São Paulo
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e livre-docente em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Paulista. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Roberta Aline Sbrana, Universidade de São Paulo
Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Publicado
2018-04-25
Como Citar
CUNHA, M.; SBRANA, R. A presença de Jean-Jacques Rousseau no discurso educacional de John Dewey. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 1, 25 abr. 2018.