John Dewey e a refutação do pensamento educacional clássico

  • Jürgen Oelkers Universidade de Zurique
Palavras-chave: Democracia, Desenvolvimento, Educação, Filosofia

Resumo

A obra Democracy and Education foi publicada pela primeira vez em 1916. John Dewey chamou-a “Uma introdução à Filosofia da Educação”, o que significa que ela é mais do que uma descrição das relações empíricas entre “democracia”, por um lado, e “educação”, por outro. O que Dewey queria que aprendêssemos é que a democracia é a questão-chave de toda a moderna Filosofia da Educação. Ao contrário de apenas tangenciar a questão, a democracia está no seu cerne. Democracy and Education e suas ideias fundamentais completaram 100 anos, data que foi muito aclamada em todo o mundo da educação. E, de fato, Democracy and Education é até hoje uma referência central para todos que querem estudar o nexo filosófico entre a educação geral e o desenvolvimento da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jürgen Oelkers, Universidade de Zurique
Professor emérito do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Zurique, Suíça. Destaca-se, entre sua vasta produção científica, a obra John Dewey und die Pädagogik (John Dewey e a Pedagogia).
Publicado
2018-04-25
Como Citar
OELKERS, J. John Dewey e a refutação do pensamento educacional clássico. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 1, 25 abr. 2018.