Festival de Declamação: em prol da leitura e da oralidade nos ensinos básico e superior

  • Alexandra Santos Pinheiro Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edilaine Buin Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Poesia. Leitura. Extensão.

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre os cinco anos do projeto de extensão intitulado “Festival de Declamação”. A ação, que nasceu, em 2013, como uma extensão, uma das principais atividades do Programa de Bolsa de Incentivo à Docência – PIBID, engloba autores diversificados: acadêmicos e professores do curso de Letras e estudantes e professores das escolas públicas da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Mais do que relatar o projeto, refletimos sobre as dificuldades em mediar a leitura e a interpretação na Educação Básica e na Universidade e demonstramos como a poesia/o poema contribui para esta tarefa, ao mesmo tempo em que torna visível sujeitos que se perdem em ambientes escolares marcados pela super lotação e pela precária estrutura. A comunidade envolvida na organização do projeto, que atinge atualmente estudantes de seis escolas públicas de Dourados-MS, formada por acadêmicos que integram programas valiosos como o PIBID e o Projeto de Ensino Tutorial (PET) e dos professores da rede pública que atuam como supervisoras do PIBID, são sujeitos que aceitam o desafio de fugir à rotina escolar, promovendo um espaço de formação importante, quase nunca possibilitado pelo excesso de conteúdo programático estipulado pelos órgãos governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados
professora associada da Universidade Federal da grande Dourados. Doutora em Teoria Literária (UNICAMP)
Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados
Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados-MS (UFGD). Atua na graduação e na pós graduação em Linguística Aplicada. Mestre e doutora pela UNICAMP.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
PINHEIRO, A.; BUIN, E. Festival de Declamação: em prol da leitura e da oralidade nos ensinos básico e superior. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 200 - 213, 13 dez. 2018.